sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A Enchente

Este post é um pouco mais difícil de escrever, porque na verdade, quero dividir com voces um pouco de minha triteza nesta hora tão complicada. Não se trata de falar dos pássaros em sí, mas das dificuldades que uma enchente causa na vida da gente. Após 3 anos sem que o rio resolvesse se enfurecer, eis que novamente na semana passada ele deu o ar de sua graça. Dentro de casa tivemos água à 12 cm, o que se comparado a 2008 que foram 90 cm, podemos dizer que não foi tão ruim assim. E como fomos avisados com antecedência de praticamente 24 horas pela defesa civil, desta vez, não perdemos nada. Em 2088 foram-se muitos móveis, uma cozinha com fogão e tudo e uma caminhonete S10.
 Mas o que quero relatar é quanto ao criadouro, ele fica na parte mais baixa de meu terreno e este ano as águas chegaram a 1 metro dentro dele, contra 1,70 m de 2008. Na enchente passada perdi mais de 20 pássaros e o ano seguinte (2009) minha criação foi uma lástima, com apenas 37 filhotes no ano todo. Este ano não perdi nenhum pássaro dentro da água, mas nesta última semana já foram 4 mortes. A única coisa que perdi foi meu armário gaiola que tem 4 fileiras de gaiolas e as duas últimas ficaram totalmente dentro da água. Como ele é inteiro e de MDF, inchou todo e terá que ser substituído.
É uma sensação horrível, por mais que voce limpe, a impressão é que tudo esta contaminado, a umidade é extrema e o cheiro que fica não é muito agradável. Interessante dizer que as mortes ocorrem de forma repentina, sem que o pássaro apresente qualquer sinal de doença, agora a pouco antes de começar a escrever, encontrei uma fêmea que estava chocando super bem, morta em cima dos ovos. Tenho pulverizado o criador todos os dias com Herbalvet, para melhorar o cheiro e também acabar com bactérias e vírus que por ventura estejam circulando no ar e até comprei um pulverizador elétrico para tal fim.
Para salvar todos os bichos da água, acabei tendo que desfazer alguns casais que estavam chocando, outros que iriam começar a por e alguns que havia acasalado a pouco tempo, só ficaram nas gaiolas aqueles que tinham filhotes. Agora é esperar o sol aparecer de novo, e recomeçar, mas acho que a criação este ano está praticamente chegando ao fim, no máximo vou conseguir mais 1 rodada só e isso se os pássaros colaborarem. Abaixo as fotos de mais esta catástrofe natural pela qual passamos e que mostra o começo e até onde as aguas atingiram o criadouro.








6 comentários:

Luiz Américo disse...

Olá!
Não sei nem o que dizer numa hora dessas e diante das fotos que acabei de presenciar.
Há momentos em que não há muito o que fazer contra fenômenos naturais.
Continue firme na luta, tenho certeza que você terá bastante sucesso em pouco tempo!
Um forte abraço!

Minas-Budgerigar disse...

Bom, ao começar a ler seu post já estava imaginando que pássaros meus eu poderia lhe doar, pois imaginei de fato que a coisa poderia ter sido pior, uma vez que temos acompanhado o drama daí.Falar o quê numa situação dessas? A única coisa mesmo é agradecer a Deus por estar tudo bem.Sobre os pássaros, esse ano , acredite, nao foi só voce que teve problemas com a criação, muitos criadores tiveram, e eu me incluo nessa lista.Aqui o tempo não ajudou e para completar, a mudança de aviário acabou complicando ainda mais esse processo.Felizmente agora os bichos estão voltando a criar e no final do problema, pude tirar uma boa lição com isso; nesse hobby não tem jeito, ou a gente tem paciência ou pode largar mesmo..rsrsrs.
Fernando, desejo a voce sucesso aí na criação e pode acreditar, esses problemas vão passar logo.
abç
Cláuberth

Criadouro OTC disse...

Coragem amigo! essas coisas realmente não podemos fazer nada, só pedir a Deus proteção e força para continuar! torço pelo sucesso na sua criação, não desista nunca, e lembre-se sempre da arte de sorrir a cada vez que as pessoas e o mundo dizem não! quem acrdita sempre alcança, por isso continue acreditando!!!

Abç... Odilon.

Fernando - Criadouro F13 disse...

Valeu amigos pelas palavras. realmente é sempre difícil passar por estes momentos, e como já escrevi, o pior parece que esta por vir. A gente fica o tempo todo olhando os pássaros para detectar algo errado com eles, só com o tempo isto passa. Ao Clauberth muito obrigado pelo seu espírito de solidariedade, já pensando em ajudar com alguma matriz, a todos mais uma vez muito obrigado.
Fernando

BudgerigART - "MF22" , "FL22" disse...

Oi, Fernando !
Rapaz, quando soube das chuvas em Santa Catarina imediatamente lembrei-me de você e dos apuros que já havia passado na enchente anterior !
Espero, de coração, que esteja tudo bem com você e os seus familiares e amigos .
Que Deus conforte os corações e as almas daqueles que perderam seus entes queridos nessa enchente e que lhes dê forças para continuar a vida .
Quanto às aves, é realmente desanimadora esse tipo de situação, mas não desanime não!
Você é uma pessoa ,muito importante para o hobby , sempre levantando questões muito pertinentes à todos nós, apaixonados por esse hobby !
Meu criadouro é bem pequeno e não crio muitos filhotes por ano mas, caso seja necessário (e possível, dentro das minhas limitações), terei prazer em colaborar para a reestruturação do seu plantel, de muito bom grado.
Adoro essas aves mas nenhum "Best in Show" vale uma amizade.
Grande abraço e Boa sorte !
Fulvio.

Fernando - Criadouro F13 disse...

Grande Fúlvio,
não nos conhecemos pessoalmente, mas confesso que desde o começo sempre me interessei por suas opiniões,e também é claro por suas aves. Obrigado pelas palavras meu irmão, e acho que pelo andor da carruagem, talvez tenhamos sim que correr atrás de novas matrizes para o ano que vem. Mas vamos aguardar e deixar a poeira baixar e ver o que sobra no final de tudo isto.

Grande abraço, Fernando