terça-feira, 19 de outubro de 2010

Novo Padrão ou só uma Tendência?

Ontem recebi um e-mail do meu amigo Rolli de Jaraguá do Sul, que questiona meus escritos abaixo sobre o tal periquito “búfalo”. Inicialmente quero dizer que não se trata de de uma palavra imposta por qualquer padrão mundial, e sim, uma palavra criada por Gerald Binks da Inglaterra para melhor descrever o efeito que as pernas sobre a cera, projetada para os lados e arqueadas para baixo, confere ao pássaro. Sabemos também, que a primeira pessoa a aparecer no mundo com pássaros neste estilo foi Daniel Lutolf da Suíça (o qual tive o prazer de visitar em janeiro de 2009), que nunca escondeu de ninguém que começou criando com pássaros do Mannes e de seus compatriotas alemães. O mais interessante disto tudo, é que quando o Daniel começou a aparecer no cenário mundial com pássaros de um estilo diferente do que até então se criava, seus pássaros começaram a ser capa de revistas. Os ingleses em um primeiro momento se surpreenderam e deram o devido crédito ao novo estilo. Porém, não foi tão fácil chegar ao novo estilo com quantidade e rapidez desejada, e ai, durante os primeiros 5 anos do aparecimento destes pássaros, os ingleses passaram a criticar este tal estilo, imputando a ele problemas de fertilidade e principalmente desproporcionalidade. Mas o interessante é que as visitas ao criador suíço, não paravam. A Europa toda queria conferir de perto este novo “achado”, e isto fica fácil de comprovar pelo livro de visitas de Lutolf, onde lá estão o nome dos maiores criadores de periquitos do mundo, excetuando Jô mannes. O preço praticado na suíça eram considerado “salgados”, mas a verdade é que deste criador saíram matrizes para todos os lugares da Europa, principalmente a Inglaterra. Passou-se então a perseguir um novo tipo de pássaro, e vale aqui lembrar, este novo estilo não foi imputado por federação alguma, foi perseguido pelos próprios criadores do mundo todo, portanto, os primeiros responsáveis a tornar este estilo cobiçado. Sabe-se é claro que não se trata de um padrão oficial estabelecido por normas de federações, mas sem dúvida é atualmente o padrão eleito pelos criadores, e como já se constata também na Inglaterra, o padrão que vem vencendo os maiores Shows daquele país, portanto, sendo aceito pelos juízes. Nos últimos 3 anos a Inglaterra curvou-se ao novo estilo, esta é a verdade, e nestes sites abaixo você pode conferir as fotos do Best in Show e do Best Opossite Sex da BS da Inglaterra deste ano.

http://mickfreakley.blogspot.com/2010/10/another-major-award.html

http://www.budgerigarsociety.com/bs_club_show_2010.asp

Agora me responda, você gostaria de ter um plantel com pássaros neste estilo? Se estes pássaros fossem expostos aqui no Brasil, não venceriam porque estão fora do padrão nacional? Respeito a opinião de todos, mas duvido que alguém tenha coragem de dizer que não gostaria de ter no plantel pássaros com este estilo. Usando o exemplo da Inglaterra, enquanto não tivermos aqui no Brasil pássaros ganhando todos os campeonatos com este estilo novo, é claro que ficaremos fazendo apologia ao estilo que temos. Mas deixa começar a aparecer os “búfalos” em quantidade por aqui que eu quero ver, se todo mundo não vai correr atrás. Aliás, pra mim todos já buscam isto, tanto é que nas fotos dos sites nacionais que eu visito, a maioria dos criadores faz questão de postar pássaros com as famosas penas sobre a cera projetadas para o lado e caídas. Para encerrar meu longo comentário, pode não se tratar de um “Novo Padrão”, vamos então passar a chamar quem sabe de uma nova “Tendência”.

7 comentários:

Luiz Américo disse...

Olá Fernando! Tudo bem?
Respondendo à sua pergunta, quero dizer que eu gostaria de ter vários destes periquitos em meu criatório, tanto machos quanto fêmeas.
Gosto do fator "búfalo", acho que é importante para a evolução genética do periquito, juntamente com outras características que também são necessárias para a evolução da espécie.
Gostei do seu comentário!
Parabéns!
Abraço!
LAS

Reynaldo Garcia disse...

Fernando,

Concordo com seu posicionamento. Não porque vislumbro uma nova tendencia, mas porque gosto do estilo bufalo e busco isso para minha criação, idependente de resultados em exposições.
Abraço,

Fernando - Criadouro F13 disse...

Oi Luiz e Reinaldo, é exatamente o que eu quero passar com este post. Não interessa se é padrão ou não, o que interessa é o estilo de pássaro atual que vem vencendo shows na maioria dos países europeus. É claro que aqueles países que ainda não chegaram neste estilo, como aqui no Brasil, os melhores continuam ganhando, mas que não chegam perto desta nova tendência, não chegam não. E olha que eu conferi de perto, são muito bonitos, com estilo, tamanho e não são asinhas como muita gente fala por ai,
Abraços

CRUPA disse...

ola Fernando
esta discução não vai levar a lugar nenhum em minha opinião, o Rolli citou meu nome e eu quero explicar a todo mundo que em 1990 na casa do Binks, eu junto com Jose Alberto ouvimos e vimos pela primeira vez o que o Binks chamou de BUFALO. Ele tinha acabado de receber 3 passaros do Jo Mannes. Até esta epoca ninguem sabia do Mannes, inclusive os passaros alemães eram considerados de segunda linha. Toda esta discução vem da falta de um padrão que não se conseguiu estabelecer até hoje, entretanto todos sabemos as tendencias e melhorias que veem tendo os periquitos, e isto é o que É IMPORTANTE , em relação aos nomes usados, para mim é secundario
pois todos sabemos para onde devemos rumar. Acho fundamental e luto para que todos os juizes se atualizem em termos de mundo para não ficarmos para trás
grande abraço
Renato(crupa)

Fernando - Criadouro F13 disse...

Oi Renato,
concordo com vc, não é uma questão de ficar discutindo, e sim de como vc disse, mostrar a todos que existem sim, uma nova tendência nos pássaros vencedores de concursos na Europa. E eu acho que devemos nos espelhar nestes exemplares para cada vez mais melhorarmos nossos plantéis. Sei que já temos pássaros nesse nível por aqui, mas gostaria que eles viessem com mais força e passassem a ser expostos com mais frequência, o que com certeza levaria todos os criadores a ter uma noção para onde rumar.

BudgerigART - "MF22" , "FL22" disse...

Oi, Amigos!
Fernando,se você me permitir,gostaria de discordar em relação à origem dessa característica.
Foi no plantel do Jo Mannes que as caractrísticas de direcionamento de penas foram sedimentadas e junto com ela e em função dela uma outra característica que é a largura facial ( e não apenas do pescoço), demarcada pro uma faixa despigmentada entre a carúncula e a lateral da face inde começam as marcações onduladas.
Isso acontece em função da densidade e direção das penas nascidas nessa região.
Atualmente, as melhores aves européias tem a conexão "corpo-cabeça" muito compacta .
O Lütolf enfatizou todas essas características com uma qualidade de penas diferenciada, longas e extremamente sedosas, o que fez com que as aves dele sejam muito diferentes das aves do Mannes, apesar de também terem origem direta e indireta desse plantel.
Com relação à "qual caminho seguir", é função dos juízes orientarem os criadores sobre o que estaá ocorrendo no mundo.
Há criadores mais conservadores que são resistentes à essas mudanças.
Nada os impede de continuarem criando um tipo de ave que difere da tendência mundial, no entanto, pra efeito de concurso, está sendo natural o processo de transição e a tendência é que cada vez mais se valorize essas novas caracterísitcas.
Abraço à todos !
Fulvio.

Fernando - Criadouro F13 disse...

Oi Fulvio,
vc foi muito feliz em seu comentário, e veio de encontro aquilo que eu quiz dizer, principalmente no que se refere a alguns criadores mais conservadores, fato este que também aconteceu na Inglaterra. Quanto a característica ter nascido com o Mannes, nunca disse ao contrário, tanto que no post eu afirmo que o Lutolf começou criando com pássaros do Mannes.
Abraços