domingo, 8 de agosto de 2010

Minha Farinhada

Sei que este é um assunto muito particular, e se fossemos perguntar a cada um que cria periquitos, iremos descobrir uma infinidade de "receitas" para a chamada farinhada, ou como a grande maioria gosta de falar: a papa.
Após assistir o vídeo da dupla Mick Freakley e Ian Ainley, descobri que eles utilizam em suas farinhadas brotos de sementes. Mais uma vez, lá fui eu para o supermercado atrás dos benditos brotos, para fazer uma experiência. Descobri que aqui em nossa região, os mais vendidos são os brotos de alfafa e de trevo, que são utilizados para consumo humano em saladas. Vem acondicionados em sacos ou bandejas plásticas, cuja a quantidade permite que eu faça até 3 porções de farinhada. A conservação é feita em geladeira, e os brotos se mantém saudáveis por pelo menos 1 semana.
É incrível como os pássaros gostam dos brotos, e pelo que pesquisei, eles concentram uma boa gama de vitaminas e sais minerais, substituindo assim, as vitaminas artificiais a serem usadas.




Eu gosto mais de utilizar os brotos de trevo, que são mais firmes e parecem ser menos sensíveis. Como o caule dos brotos são longos, eu os corto com uma tesoura. Junto aos brotos, adiciono cenoura e ovos processados em um mixer, juntando ao final a farinhada industrializada, para dar o que chamamos de "liga". A aparência final está exposta na foto abaixo, e pelo que venho observando no tempo em que venho utilizando esta fórmula, os periquitos gostam muito dos brotos, a ponto de deixarem os outros ingredientes para primeiro come-los.



4 comentários:

Armindo Tavares disse...

Olá, boa noite.
Acontece com os périquitos o mesmo que com os canários, pois se na farinhada misturarmos germinado ou mesmo bróculo esles comem isso primeiro.
Saudações ornitófilas.

Douglas H Arpini disse...

Muito bom seu Blog, quero ver este esforço todo no vinho com bobagem.
Abraços.

FELIPE ZABEU disse...

Gostei da idéia dos brotos... sabe aquele que usa para comida japonesa? broto de feijão acho... será que pode dar?

Fernando - Criadouro F13 disse...

Oi Felipe,
como falei eu uso broto de trevo ou alfafa, nunca esperimentei o de feijão. Acho o de feijão um pouco diferente, com menos folhinhas verdes e com uma cor mais estranha (amarelada). O que o pessoal usa na Englaterra não é feijão, é outro tipo de semente, mais parecido com o que eu venho usando. Lá inclusive as sementes são vendidas já brotadas dentro de um vasinho, aqui elas já estão colhidas e acondicionadas em sacos plásticos que podem ser guardados na geladeira. Qualquer dúvida me mande um e-mail ou telefone para contato, Ok?