domingo, 1 de agosto de 2010

A Gaiola Hospital

Antes de tratar deste assunto, quero deixar bem claro aqui neste espaço, que não sou veterinário. Sou apenas um afccionado pelo Hobby, e uma das coisas que mais me agradam é ler sobre os assuntos que dizem respeito as doenças dos periquitos, e como trata-las. Partindo disto, a gaiola hospital é um dos utensílios mais utilizados internacionalmente, na tentativa de salvar qualquer tipo de ave. Como se sabe, as aves, diferentemente de nós, quando doentes perdem temperatura, o que as obriga a "inflarem" suas penas buscando a manutenção do calor do corpo. Por isso, todo pássaro doente tem aquela aparência arredondada, que muitos chamam de "embolado".
Os periquitos australianos, conforme minhas pesquisas, apresenta uma temperatura corporal em torno de 42º, o que significa uma diferença de aproximadamente 6 graus em relação a nós humanos. Sendo assim, para determinar quando um pássaro esta doente antes mesmo de ele ficar "embolado", basta voce segura-lo com uma das mãos e com os dedos da outra mão, segurar os pés do pássaro. Se voce sentir que os pés da ave estiver quente, sua temperatura deve estar normal, porém, se eles estiverem frios, com certeza o pássaro esta com a temperatura abaixo do normal e deverá ficar doente, se já não esta. Esta é a hora que voce deve agir rápido, e utilizar a gaiola hospital, para fornecer aquecimento a ave. Este aquecimento irá ajudar no metabolismo do pássaro, evitando que ele desperdice energia para tentar controlar sua temperatura corporal. Existem casos que agindo rápido e com apenas o fornecimento de calor, o pássaro irá melhorar sem a necessidade de remédios.
Desta forma, resolvi montar minha própria gaiola hospital. Tudo que vc requer é uma caixa de madeira, eu fiz com um modelo de gaiola de exposição da Inglaterra, um termostato e uma lâmpada. A frente de grade é substituida por um vidro removível e na parte superior da gaiola são feitos alguns furos para que haja a circulação do ar.
Abaixo, algumas fotos da "engenhoca" montada por mim, e que vem me ajudando bastante.













7 comentários:

Minas-Budgerigar disse...

Olá Fernando.
Estive pesquisando sobre esse tipo de gaiola, bem como os cuidados adequados com pássaros com o auxílio da mesma,e pelo que pude notar, quem usa ou já usou teve resultados bastante satisfatórios.E diga-se de passagem que a sua, além de muito prática ficou muito bonita.Logo logo farei a minha.Parabéns!
cláuberth

Fernando - Criadouro F13 disse...

Valeu Clauberth,
se precisar de alguma dica para fazer a sua, basta me escrever.
Abraços, Fernando

CRIADOURO LAS disse...

Gostei muito desta matéria e da gaiola hospital.
Até hoje, creio que você seja o único no Brasil a dar a devida atenção a este assunto e publicar em um Blog de periquitos.
Vários são os criadores que não sabem a importância do calor no tratamento da ave.
Parabéns pela gaiola e pela matéria.
Abraço!
Luiz Américo.

Fernando - Criadouro F13 disse...

Valeu Luiz,
como falei, sou muito ligado a esta parte da criação. Espero continuar postando algumas dicas, que outras pessoas possam vir a aproveitar. Esta é a minha intenção, dividir o pouco que sei.

Marlon disse...

Grande Fernando, meu Irmão! Estou de volta a Florianópolis, mais perto do nosso Figueira, mas longe de meus periquitos. Ainda não consegui vender minha casa em Blumenau, e o amigo Júlio César Dutra está cuidadndo de alguns casais de periquitos que separei para continuar o hobby, quando possível. Gostei do blog. Parabéns!
TFA.

BudgerigART - "MF22" , "FL22" disse...

Oi, Fernando !
Poxa, que bacana esse seu trabalho!
Aliás, você sempre desenvolve temas muito pertinentes e com muito discernimento.
Certamente você acrescenta muito ao hobby!
Parabéns !
Grande abraço!
Fulvio.

Fernando - Criadouro F13 disse...

Valeu Fulvio,
agradeço por suas palavras, e sempre que puder dar uns pitacos por aqui, serão muito bem vindos.
Abraços, Fernando