domingo, 29 de agosto de 2010

Ampliação do Criadouro

Desde que comecei a criar periquitos de exposição, nunca tive mais do que 12 gaiolas de criação. Isto porque o espaço era sempre pequeno e o tempo era menor ainda. Me adaptei a este estilo de criação e sempre achei que este era o meu limite. Mas, nunca se sabe o dia de amanhã e com uma idéia e um sonho em mente, acabei por aumentar minhas gaiolas de criação para 24. Digo um sonho, porque desde que conheci o sistema de criação europeu através de fotos em revista, sempre quiz ter um armário gaiola, ou como eles chamam cabines de criação. E assim, depois de anos, aproveitando a parede que era pequena, mandei fazer o tal móvel. As frentes das gaiolas mandei fazer sob medida no Rio Grande do Sul, o móvel foi projeto meu e a execução do rapaz que fez os móveis da minha casa. Confesso que não sei se fiz uma boa coisa, foi muito mais paixão do que razão. Falo isto porque acho que vou ter dificuldade em me adaptar com relação a limpeza, já que não existe grade de fundo e os pássaros ficam em total contato com o fundo da gaiola. Ainda falta mandar fazer os ninhos, e a idéia é copiar o modelo utilizado por Joe Mannes, que eu achei ser muito prático. A medida que começar a usar as novas gaiolas irei postando aqui, para que se possa fazer uma melhor avaliação do projeto. Inicialmente o que pude notar é que os pássaros que já coloquei nas gaiolas para teste, se mantiveram muito calmos, diferentemente de quando estão em gaiolas de ferro. Espero também que isto não seja motivo de aumento de stress dos bichinhos. Abaixo algumas fotos para melhor visualização.








4 comentários:

Minas-Budgerigar disse...

Olá Fernando,
Confesso que também sempre tive vontade de fazer esse armário-gaiola tipo europeu, mas sempre tive receio, uma vez que aqui em Minas o clima é muito quente.Penso que no sul ele já seria bem mais viável.Mas ficou muito bem feito e muito bem planejado, gostaria se possivel de receber uma cópia desse projeto, em relação ao fundo da gaiola é algo a se pensar,uma vez que o contato direto com as fezes é algo nao muito interessante, creio de deva haver uma maneira de se fazer uma adaptação.
Parabéns ! ficou realmente muito bonito o seu projeto e uma impressão que tive é que os pássaros ficaram mais bonitos dentro dele.
abçs
Cláuberth
Minas-Budgerigar

CRIADOURO LAS disse...

Olá Fernando!
Achei bacana o que fez, espero que funcione bem.
Pela foto observo que você colocou jornal no fundo da gaiola, e aqui vai uma dica: evite deixar a ave em contato direito com o jornal, pois tem material tóxico na impressão do mesmo, podendo prejudicar a ave.
Procure colocar outro tipo de papel (para ser trocado diariamente) ou coloque serragem no fundo e troque esta toda semana.
No mais, adorei o que fez, parabéns!
Sucesso na criação!
Abraço!
Luiz Américo.

Marlon disse...

Boa tarde Fernando. Muito bom esse sistema que criaste aí no teu criadouro. Parabéns. Quais as medidas das gaiolas? No mais, nosso Figueirense é líder. Fui ao jogo sábado, contra o Coritiba, e a festa foi maravilhosa. Abraço.

Fernando - Criadouro F13 disse...

Oi amigos,
o trabalho realmente ficou bem feito, o que dá um aspecto bonito as gaiolas. O tamanho delas é 50 comp X 35 Alt X 30 Prof. Para ser sincero ficaram um pouco pequenas. os filhotes se adaptaram rápido, os adultos que testei alguns ficaram estressados, tipo quando se leva para o campeonato e aparecem fezes verdes, estas coisas. Acho que vou ter um longo trabalho pela frente.
Abraços, Fernando