segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Um Assunto Polêmico

Para não deixar de postar, já que estou saindo de viagem esta semana, resolvi tocar em um assunto um tanto quanto polêmico. Qual a importância da FOB para os criadores de periquitos? Recebi semana passada um E-mail, que falava sobre o aumento das anilhas para que a FOB pudesse ajuizar causa para defender os interesses do pessoal dos exóticos. Pelo que entendi, aos criadores de canários este aumento não será repassado (não sei se estou correto). O que quero levantar aqui é algumas questões para serem repensadas.
Tirando o Campeonato Brasileiro, que atualmente conta com um número reduzido de criadores de periquitos, a FOB patrocina algum outro evento pelo Brasil?
Será que nós criadores de periquitos, não poderíamos criar uma Associação só para nós, como existe na Inglaterra a Budgerigar Society ?
Se levarmos em conta que a maioria dos criadores não participa dos campeonatos brasileiros, que os campeonatos regionais e estaduais são decadentes, e que a maioria dos criadores dá muito mais importância para os diversos torneios existentes, para que precisamos da FOB?
Só para citar 2 exemplos, o Campeonato Sul-Brasileiro e o torneio da APCPA atraem muito mais criadores do que no brasileiro. Se levarmos em consideração que são executados e planejados por alguns abnegados de nosso Hobby, sem nenhuma participação da FOB, qual o problema destes torneios aceitarem anilhas fechadas que não tenham a sigla da FOB?
Honestamente, depois que surgiu a classe “qualquer idade”, onde se pode inscrever pássaros jovens para concorrer com os mais velhos, qual o problema da idade do pássaro? Se o pássaro for bom, ele vai vencer em qualquer categoria independente da idade. O maior prêmio de um criador não é ter um Best in Show? Então qual o problema se o pássaro é jovem ou adulto? Que vença o melhor. Agora se fosse como antigamente, que a cada ano só se podia inscrever pássaros do ano anterior, aí as anilhas tinham seu valor. Hoje a anilha só tem seu valor, para a classe filhotes.
Sei que estou tocando em um vespeiro, que neste meio existe uma guerra de vaidades e alto egocentrismo da maioria dos dirigentes, e que nós criadores pequenos, somos parte deste joguete.
Portanto, acho que existe espaço para que outras associações possam regulamentar a criação de pássaros no Brasil, como é feito na Europa e Estados Unidos. Porque aqui no Brasil, nós criadores de periquittos temos que ficar a mercê de uma única instituição, comandada exclusivamente por criadores de canários? Porque não criarmos a nossa própria instituição?